Segundo o Relatório Mundial da Felicidade de 2019, a Finlândia é o país mais feliz do mundo. Completam o top 5 a Dinamarca, Noruega, Islândia e a Holanda. Duas nações dominadas por conflitos civis, o Sudão do Sul e a República Centro-Africana foram classificadas como as menos felizes.
É óbvio que guerras e pobreza tem um impacto negativo direto na felicidade, mas o que realmente faz uma nação feliz?
A pesquisa, conduzida pela Gallup, utiliza seis fatores: PIB per capita, nível de assitência social, expectativa de vida, liberdade de fazer escolhas de vida, generosidade e níveis de corrupção. A Finlândia pontua bem em todos os fatores, mas particularmente na generosidade.
O dinheiro não compra felicidade!
O Happiness Research Institute, com sede em Copenhague, destaca que a Finlândia está no topo da lista de felicidade, apesar de não ter o maior PIB dos países nórdicos. É a rede de segurança social do país combinada com a liberdade pessoal e um bom equilíbrio entre vida profissional e familiar que lhe dão vantagem. (Apenas para comparação, os EUA estão na posição de número 19, embora tenha o maior PIB do mundo)
Doe-se e seja feliz!
Os autores da pesquisa dizem que ajudar os outros faz você se sentir melhor. Quase metade dos finlandeses faz doações regulares para instituições de caridade e quase um terço disse ser voluntário em alguma instituição de caridade.
A Felicidade no mundo corporativo.
Você se sente uma pessoa feliz no trabalho? Sua empresa tem um ambiente que promove a integração dos funcionários, liberdade de expressão, desafios constantes, liderança inspiradora, reconhecimento, celebra as conquistas?
Nosso time pode ajudar! Estamos desenvolvendo o iFI – Índice de Felicidade Ilimitada. Uma poderosa ferramenta que irá lhe ajudar a diagnosticar o seu nível de felicidade, da sua equipe e da sua empresa. Você poderá acessá-lo de forma gratuita em nosso site a partir de fevereiro. Em breve enviaremos mais notícias. Aguardem…
Deixe um comentário