Tudo começa pela cultura!

Uma das coisas mais importantes para que uma empresa desenvolva um ambiente onde prevaleça a Felicidade no Trabalho é a cultura! Uma cultura corporativa que inspire funcionários, clientes e parceiros de negócio. Na briga pela busca de ganhar espaço no mercado, seja através de vendas ou lucro, a maioria das empresas está perdendo sua cultura. Um estudo do instituto de pesquisas Gallup mostra que 59% dos trabalhadores não sabem do que se trata a cultura de suas empresas, ou seja, a razão da empresa existir.

Um dos motivos para este cenário preocupante é o fato dos líderes, e aqui me refiro a alta liderança (CEO´s, Conselhos de Administração, Diretores, etc.) não colocarem a cultura como uma das prioridades estratégicas. Tudo é questão de priorizar e comunicar! Não basta apenas ter uma missão clara. É necessário ter um propósito que faça sentido para todos os funcionários e garantir que cada um deles se sinta engajado, motivado e principalmente, sabendo onde sua parte contribui para o todo.

Quando isto não acontece, os funcionários trabalham e não tem uma noção clara da importância do que estão fazendo. De acordo com Gallup, “a cultura é a bússola da organização, que dá a seus funcionários rotas e caminhos para viver o propósito e cumprir sua promessa de marca”. Especialmente durante esta era pandêmica, quando muitos estão trabalhando remotamente, você não pode permitir que sua cultura apodreça. Você deve estimular o desejo dos funcionários em dar o seu melhor, ajudar sua liderança incorporar e disseminar a sua cultura. A pesquisa da Gallup também mostra que os gerentes são responsáveis por até 70% do engajamento dos membros da equipe. Embora você não queira transformar a sua cultura num “culto”, você precisa que sua liderança compartilhe uma consciência cultural e a comunicação de valores comuns.

O cliente sempre deve estar no foco

Ao avaliar a sua cultura corporativa, verifique se você está dando liberdade para que seus funcionários possam tomar decisões que resolvam os problemas dos clientes. Estas ações tem que estar sustentadas pela sua cultura. Faça a seguinte pergunta: Quais ações melhor descrevem seus próprios valores culturais? Quais exemplos práticos podem servir de modelo para seus funcionários? Aproveite este brainstorming para estabelecer os limites, sem deixar que isto afete a iniciativa e a liberdade de sua equipe.  

É papel da liderança explicar aos funcionários a importância de suas ações e como as mesmas refletem a cultura da empresa. Os funcionários gostam de se sentir bem com seu trabalho. Gostam de saber que podem tomar decisões relevantes, principalmente se souberem que cumpriram a promessa da marca. Conforme o relatório de cultura da Gallup, apenas 26% dos funcionários acreditam que sua empresa cumpre suas promessas. Ouse ser diferente garantindo que sua cultura traga resultados positivos para os clientes.

A cultura em época de trabalho remoto (Home Office)

Com a pandemia, cresceu exponencialmente o número de pessoas trabalhando no modelo de home office. As pesquisas indicam que, mesmo após o fim desta pandemia, o “novo normal” deve manter boa parte dos funcionários trabalhando remotamente. Como então garantir que os colaboradores mais distantes estejam envolvidos e engajados nas ações e experiências sobre a cultura da empresa? Além do tradicional uso de E-mails, grupos de whatsapp e conferências virtuais, você precisa comemorar e celebrar todas as ações de sucesso que impactam na cultura da empresa. Crie um novo canal. Dê um nome que faça sentido para o seu time. Pode ser o canal “A Boa do Dia” ou qualquer outro nome. É a base da lei do reforço. Quando os funcionários veem e percebem que um comportamento positivo é valorizado pela liderança e pela empresa, a reação imediata é copiar este comportamento e aí você tem uma fantástica espiral positiva. Outra dica é incentivar a liderança a falar sobre a cultura durante as reuniões. Sempre com exemplos práticos!

Uma cultura empresarial forte pode fazer toda a diferença. As novas gerações de funcionários que estão chegando ao mercado de trabalho estão buscando mais que apenas bons salários e oportunidade de progressão de carreira. Se não houver um propósito claro, uma cultura corporativa que faça sentido para eles, você simplesmente estará abrindo mão dos melhores talentos. Pense nisto…

Fonte: https://www.gallup.com/workplace/232682/culture-paper-2018.aspx

Um comentário em “Tudo começa pela cultura!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: